Skip to main content


Tradicional cavalgada percorre as ruas de Cuiabá neste sábado


Publicação: 08/07/2017 01:53 Crédito da Imagem:


O som dos cascos no chão anunciava o galopar elegante de cavalos e comitivas pelas ruas de Cuiabá. Sob o olhar atento da população, cerca de 100 amazonas e cavaleiros de todas as idades participaram do Desfile Hípico, promovido pela Sociedade Hípica Cuiabana e pelo Sindicato Rural de Cuiabá (SRC), na manhã deste sábado (8.07), em consonância com a 53ª Exposição Agropecuária (Expoagro) de Cuiabá, que acontece até o dia 16 deste mês.

A cavalgada, que teve como ponto de partida o Parque de Exposições Jonas Pinheiro, seguiu por um percurso de aproximadamente 2,5 km até a frente da sede do Poder Executivo Municipal. No local, os participantes foram recepcionados pelo prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) e autoridades. Na ocasião, o prefeito sancionou a lei que institui a data de 1º de outubro como Dia Municipal da Cavalgada.

"A cavalgada é uma das identidades culturais mais fortes e representativas de Cuiabá. Hoje, estamos estabelecendo um protocolo perpétuo com a tradição. Esta lei representa uma busca pela defesa da causa animal, da prática esportiva e do lazer. Uma herança para a população. Aliás, a Prefeitura reconhece a Expoagro como uma roda propulsora da nossa economia, da integração social, do entretenimento e da festividade que tanto anima a nossa população", destacou Pinheiro.

QUEIMA DO ALHO – O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires, ressalta que este reconhecimento serve para consolidar a tradição desse esporte, bem como disseminar o respeito aos animais e promover a união da população. Inclusive, a atividade encerrou-se com a tradicional "Queima do Alho" – festividade rural típica de alguns Estados do interior do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, que foi oferecida aos participantes do evento.

"A cavalgada faz parte da tradição da Expoagro. Tradição que queremos aumentar e melhorar para que seja respeitada e difundida dentro da nossa capital. Afinal, ela serve como uma confraternização dos apaixonados por este esporte e pelo animal – que é o primeiro e grande parceiro do pecuarista. Logo, essa lei de apoio ao Dia da Cavalgada é muito importante para nós. Principalmente, na consolidação de Cuiabá como a capital do Agronegócio", destaca Pires.

O trajeto foi acompanhado pelo Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar de Mato Grosso (RPMON) e pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). "Foi um desfile de encher os olhos. Organizado, seguro e com novidades – como este marco histórico. Para a cavalgada, nos certificamos de que todos os animais participantes estavam em dia com a documentação: GTA, anemia, mormo e atestado sanitário", pondera o presidente da Sociedade Hípica Cuiabana, Caio Paes de Barros.

53ª EXPOAGRO – Os ingressos – com unidades limitadas por lote – podem ser podem ser parcelados em até três vezes sem juros no cartão e adquiridos em pontos de vendas da Casa de Festas (Shopping Goiabeiras e Pantanal Shopping) e na loja Mexe o Doce (Shopping Popular). Pela internet é possível adquirir a entrada por meio do site do Ingresso Nacional (www.ingressonacional.com.br).

Em 2017, a feira realiza durante o dia o 2º Fórum das Cadeias Produtivas, que acontece em paralelo de 10 a 14 de julho, no Pavilhão de Leilão do Centro de Eventos – com direito a uma extensa programação de palestras, painéis e workshops – que incluem atividades voltadas à Genapec, exposição de melhoramento genético, e à Rede Agro, com o compartilhamento de ações estratégicas em diversas áreas relacionadas à agropecuária. Mais informações pela fanpage https://pt-br.facebook.com/curtaexpoagro/.





Fonte: Assessoria de Imprensa