Skip to main content


FÓRUM DAS CADEIAS PRODUTIVAS - Nelore criado a campo será premiado durante Expoagro 2017


Publicação: 06/07/2017 02:45 Crédito da Imagem: Nelore - MT


Os campeonatos serão divididos em várias categorias em função da idade: com idade entre 7 e 11 meses, os machos participarão do Campeonato Bezerro e as fêmeas do Campeonato Bezerra. Animais com idade entre 12 e 16 meses participarão do Campeonato Soberano. Entre 16 e 24 meses participarão do Campeonato Garrote, no caso dos machos e Campeonato Novilha, para as fêmeas.

Animais com idade entre 24 e 30 meses serão avaliados nas categorias Touro Jovem e Fêmea Jovem, enquanto que os animais com idade entre 30 e 36 meses serão avaliados nas categorias Touro Sênior e Fêmea Adulta.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT), Mário Roberto Candia de Figueiredo, o julgamento a campo é uma forma de reconhecer a qualidade dos bovinos mato-grossenses, o que revela o empenho e habilidade dos criadores empregada na pecuária mato-grossense.

O diretor-técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco de Sales Manzi, explica que o julgamento a campo consiste em uma avaliação visual, usada para constatar a qualidade dos bovinos criados a campo. O julgamento é uma mostra para que os criadores possam comparar o seu trabalho com o dos seus pares e também mostrar para a sociedade o potencial da raça.

REGRAS – Os animais a serem inscritos no concurso, devem ter entre sete meses e zero dia até 36 meses e zero dia levando em consideração a data base da exposição, que será no dia 10 de julho.

Por serem animais de campo, a orientação é que os criadores tragam os que foram arraçoados em piquetes com cochos com alimentação a base de volumosos e concentrados, e bebedouros artificiais.

Os organizadores recomendam que quanto mais mansos os animais, melhor será para a avaliação, já que serão avaliados os padrões raciais, características econômicas da carcaça, as características reprodutivas e os aprumos.

MAIS INFORMAÇÕES – Interessados em inscrever no julgamento a campo entrar em contato com Sandra Regina pelo telefone: (65) 9 9963-1589 ou (65) 3635-0182 ou pelo e-mail neloremt@terra.com.br
 
 
 





Fonte: Assessoria do Fórum das Cadeias Produtivas